
Conheça o município
A sua história teve início a partir de 30 de Dezembro de 1854, quando foi fundada a Colônia de Rio Novo, por meio de uma Associação organizada pelo Major Caetano Dias da Silva, e que tinha a sua sede no Rio de Janeiro, e da qual era presidente. Obteve, do Governo, concessão, nessa zona, dos terrenos devolutos, compreendidos no chamado 1.º Território, que depois foram divididos em lotes e vendidos a prazo a colonos estrangeiros, que para aqui vieram, para povoá-los.
O 1.º Território compreendia as seções – Capim Angola, Deserto, Mundo Novo, Pau D’Alho, São Caetano, Santa Cruz, Santa Rita e São Vicente. Essas seções eram denominadas quarteirão.
Quando o Major Caetano adquiriu, por concessão, o 1.º Território, já existia uma posse, que foi encontrada e respeitada – a posse do Sales.
A Associação da qual Major Caetano era Presidente denominava-se – Associação Major Caetano, e estava a cargo do Conde de Condeixa, seu amigo íntimo, o qual muito o auxiliou na fundação da colônia de Rio Novo.
O Major Caetano Dias da Silva era cidadão português. Era grande fazendeiro em Itapemirim, proprietário da fazenda denominada Limão. Essa fazenda possuía engenho para fabricação de açúcar, movido a vapor. Fabricava, ainda, na fazenda, alcatrão e vinagre, extraídos da madeira.
Para colonizar essas terras, o Major Caetano Dias da Silva foi buscar, ele mesmo, colonos estrangeiros de diversas nacionalidades: Suíços, belgas, holandeses, franceses, italianos, alemães e austríacos.
Em dezembro de 1856 chegaram, à colônia de Rio Novo. 12 famílias de colonos suíços, compostas de 90 pessoas. Decorridos 4 anos, a metade dessas pessoas se encontrava doente ou havia falecido. A causa principal era a insalubridade reinante e a falta de recursos médicos e farmacêuticos, pois, nos casos de doença, não havia médico para socorrer os necessitados de tratamento. Havia, ainda, a dificuldade de transportes aos centros abastecedores.
Em 1875 vieram para a Colônia colonos italianos – tiroleses. Também vieram alguns chineses.
O início do desbravamento da então Colônia do Rio Novo se deu na localidade denominada Pau D’Alho, cujas terras eram banhadas pelo Rio Novo e alguns afluentes. A sede da Colônia foi localizada e estabelecida à margem desse rio.
Fonte: Texto (Site Oficial), imagem (Site Oficial Governo Estadual)
Fundação
1893
Habitantes
11.618
Tamanho
203,721km2
Regional (ADR)
Cachoeiro de Itapemirim
Diagnóstico : T3
Abaixo são exibidos os percentuais obtidos nas dimensões avaliadas.